Primeiros contatos com a ciência...

O que é ciência?

A ciência tem como objetivo resolver um problema.

Com a resolução do problema ganhamos conhecimento do cosmo: Natureza + universo. Com consequência aumenta a sobrevivência e diminui o sofrimento dos seres vivos.

Ciência é um conjunto de conhecimentos que explica os fenômenos por meio do método científico

Fonte: twitter

Ciência é:

1° Uma atividade humana;

2° baseada em um método.

Método = Odos (caminho) + Meta (Para atingir um fim).

3° Modo de observar o mundo de forma criteriosa e na produção de teorias que explicam
fenômenos.

4º Busca fornecer uma visão de mundo.

5º Uma ''construção humana'' que é colaborativa e cooperadora, com uma visão do universo baseado na lógica, matemática e o método científico.

6° Objetiva, busca alcançar resultados com base no método científico e de forma imparcial.

7° Verificada: A verificação deve ser feita pelo cientista ou por qualquer pessoa, e deve ser julgada pela comunidade científica.

 Controlada: Os elementos da ciência devem ser controlados para possibilitar a verificação e a reprodução deles.

9° Utiliza a lógica.

10° Reproduzível: Todo experimento científico deve ser reproduzível e também deve obter os mesmos resultados.

11° Sistemática: A ciência usa experimentos para verificar se o conhecimento está certo, por meio de um sistema lógico de ideias e procedimentos.

12° Racional: Deve obter os resultados por meia da razão.

13° Empírica: Com base em experimentações, verifica se o conhecimento está certo ou errado.

Homo sapiens sapiens:

Você deve está se perguntando: ''O que tem haver Homo sapiens sapiens com a ciência?''. 

Os Homo sapiens sapiens se alimentavam de plantas, raízes, folhas, frutas e carcaças (medula de ossos quebrados).

Os Homo sapiens sapiens descobriram, por meio do experimento, que, via de regra, as plantas cabeludas, amargas e leitosas (C.A.L), eram tóxicas (faziam mal ao ser humano). A forma com que eles fizeram essa descoberta (por meio do experimento) é um dos passos do método científico.

Método Científico

Como visto antes, método é um caminho para atingir um fim.

Sendo assim, Método Científico é um conjunto de procedimentos que orientam uma investigação de caráter científico.

Seu objetivo está relacionado à busca de uma solução de um problema, ou explicação de um fenômeno identificado pelo ser humano.

Etapas do Método Científico

O Método Científico é dividido por 7 etapas.

1° Observação.
2° Questionamento.
3° Hipóteses.
4° Experimento.
5° Verificação.
6° Previsão.
7° Conclusão.

Fonte: Brasil Escola - UOL

Tipos de conhecimentos disponíveis aos seres humanos

Os seres humanos dispõem de diversos tipos de conhecimento que se diferenciam uns dos outros a depender da forma que são estabelecidos ou formulados. São eles: Senso Comum, Conhecimento Filosófico, Conhecimento Empírico, Conhecimento Religioso, Conhecimento Tácito e Conhecimento Científico.

Senso Comum

O Senso Comum é um conjunto de crenças de uma determinada cultura adquirido pela observação e pela repetição, mas que não foi testado pelo método científico, como, por exemplo, o chá de melissa.

Conhecimento Filosófico

O Conhecimento Filosófico é um meio termo entre o conhecimento científico e o empírico. Ele nasce da interação do homem com o seu meio, entretanto, ele se baseia nas reflexões e especulações, utilizando a razão e a lógica.

Conhecimento Empírico

Também chamado de "Conhecimento Vulgar" ou Senso Comum. Nasce da interação do homem com o seu meio. Ele é adquirido com base na observação e deduções simples (não há o emprego do método científico). Exemplo de conhecimento empírico: Por séculos, com base no conhecimento empírico, acreditava-se que o sol girava em torno da Terra.

Conhecimento Religioso

Também chamado de Conhecimento Teológico, Conhecimento Religioso é todo conhecimento baseado em doutrinas religiosas. Ele é sustentado pela fé religiosa e possuem suas próprias crenças, rituais e códigos de morais. Ex: Cristianismo, Islamismo, Judaísmo, Hinduísmo, etc.

Conhecimento Tácito

O Conhecimento Tácito se baseia nas experiências particulares de cada indivíduo e é transmitido por meio do convívio cotidiano e experimental, sem qualquer tipo de explicação formal. Exemplo de conhecimento tácito: andar de bicicleta (não é necessário transmitir explicações formais para se aprender, basta realizar diversas tentativas).

Conhecimento Científico

O Conhecimento Científico é todo o conhecimento adquirido por meio atividade ou pesquisa científica, na qual, é empregado o Método científico


O método científico surgiu no século XII, com o trabalho de filósofos como Roger Bacon (1214 - 1294), e René Descartes (1596 - 1650) e de cientistas como Galileu Galilei (1564 - 1642), Robert Boyle (1627 - 1691) e Antoine Laurent de Lavoisier (1743 - 1794).

Roger Bacon:



Roger Bacon viveu entre 1204 à 1294 (não sabemos a data exata do nascimento e nem do falecimento), nasceu em Ilchester. Ele foi conhecido como Doctor Mirabilis, Doutor Admirável. Ele estudou em Oxford e foi considerado um dos gênios da época. 

Depois ele foi pra Paris na França, onde se tornou um mestre em teologia, ele também se ingressou na ordem franciscana, onde lá defendeu a investigação científica. Escreveu observações sobre a física e metafísica de Aristóteles, ele provou que vários textos da bíblia foram adulterados e algumas traduções de Aristóteles estavam erradas. 

Depois ele voltou para Oxford e ensinou um pouco na Universidade de Oxford mas depois ele foi obrigado abandonar o ensinamento por causa da morte de seu protetor. Ele foi acusado de bruxaria, proibido de fazer textos científicos pelo ministro geral de franciscana, ficou no cárcere por quatorze anos pela ordem franciscana e morreu em Oxford.

Galileu:



Galileu foi um importante astrônomo,  físico e matemático italiano. Galileo di Vincenzo Bonaulti de Galilei mais conhecido como Galileu Galilei nasceu no dia 19 de fevereiro de 1564 e faleceu em 8 de janeiro em 1642 em Florença, ele foi astrônomo, matemático, físico e engenheiro florentino, Galileu ficou conhecido como ''Pai do método científico''.

Galileu tinha melhorado o telescópio, colocando um tubo e possibilitando a focalização por causa de um ajuste das distâncias das duas lentes que ele próprio ajustou, e por causa dessa melhorada foi capaz de ter o estudo sobre os planetas, via láctea, órbitas e entre outros... Ele fez uma elaboração do método científico, que foi uma das maiores contribuições.

Renè Descartes:



Rène Descartes nasceu em 1596 e faleceu em 1650. Entre 1607 e 1615, ele estudou no colégio jesuíta Royal - Le Grand, no castelo de Le Fleche. Estudou direito na Universidade de Politier, conclui o curso em 1616 mas nunca exerceu o Direito. 

Em 1618 iniciou matemática com Isaac Beeckman. Ele se alistou no exército  do príncipe Maurício de Nassau e viveu na Holanda (1629 e 1649).

 Realizou muitos trabalhos sobre a filosofia, matemática e ciência, relacionou álgebra com geometria, que fez surgir a geometria analítica e o sistema de coordenadas, conhecido atualmente como Plano Cartesiano

Em 1637, Descartes publicou a sua obra mais conhecida, O Discurso do Método, que, até hoje, é considerado como uma das as bases da ciência moderna.

Em 1649 foi para Estocolmo na Suécia, que foi convidado pela rainha Cristina, mas no dia 11 de fevereiro faleceu por causa de pneumonia.

Robert Boyle



Robert Boyle nasceu em em 1627, em um castelo longínquo na Lismone Castle Irlanda e faleceu em Londres, ele foi o décimo quarto filho do homem mais rico da Irlanda, que era um idoso conde, por causa disso sua educação foi bastante sofisticada sua educação e também fez que Robert Boyle viajasse por toda a Europa, as viagens fizeram que Boyle se familiarizassem com os pensamentos dos cientistas daquela época. 

Quando Boyle foi para a Inglaterra o pai dele deu dinheiro para ele, que permitia Robert se dedicar aos estudos do método científico. Francis Bacon propôs um novo método para pensar sobre o mundo, que era baseado na experimentação, não somente na argumentação física.

Robert Boyle ficou conhecido como o primeiro cientista a ter anotações detalhadas dos resultados que teve em seu laboratório, ele se preocupava tanto no quantificativo, quanto no qualificativo, anotava passo a passo no experimento, comparava nos resultados e pensava em hipóteses. Ele é considerado um dos fundadores da Química.

Antoine Lavoisier:



Antoine Lavoisier nasceu em 26 de agosto de 1743, em Paris. Seu pai era um rico advogado, e sua mãe morreu logo cedo. No colégio Mazzarino ele teve mais interesse pela área da ciência. Lavoisier e Anne Pierelette Paulze se casaram, Anne com 13 anos e Antoine com 29 anos.

Ele era químico, filósofo e economista francês. Foi considerado como ''pai da química moderna''. Ele descobriu o papel do oxigênio, identificou e batizou o oxigênio e o hidrogênio, ajudou na construção do sistema métrico, escreveu a primeira lista de elementos químicos e colaborou na reforma de uma nomenclatura química, previu a existência do sílico e foi o primeiro a estabelecer o enxofre como um elemento do que um composto.

''Na natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma'' de Antoine Lavoisier.

Fechamento dos primeiros contatos com a ciência...

Esses foram os ''Primeiros contatos com a ciência...''. Espero ter te ajudado a entender um pouco mais sobre a ciência, ou talvez descoberto alguma coisa coisa nova. 

Mas esse é somente o início de uma linda jornada. Se você se interessou sobre este assunto, poderá ver, em breve, muitas outras postagem relacionadas ao campo da Ciência, tais como, o estudo das rochas, dos minerais, da estrutura da Terra e entre outros... Vamos lá? 😊

Referências bibliográficas:








Comentários

Postagens mais visitadas